Os agentes territoriais de cultura são profissionais em formação, representantes da sociedade civil na política cultural dos Comitês de Cultura, que atuam como mediadores entre as políticas públicas culturais e os territórios onde vivem. O programa, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), oferece uma capacitação voltada para a atuação local e comunitária, com foco na escuta, mapeamento, mobilização social e valorização dos patrimônios culturais brasileiros.
Ao longo do curso, Lohanna Oliveira e Casimiro Gomes, desenvolveram a plataforma Educa Territorial como uma ação prática do nosso trabalho como agentes. O objetivo da plataforma é criar uma ponte entre cultura e educação, conectando escolas públicas da Paraíba ao patrimônio cultural do estado e às engrenagens que movimentam a cultura: museus, pontos de cultura, artistas, mestres populares, coletivos, gestores e políticas públicas.
Lohanna atua na Região Imediata de João Pessoa, enquanto Casimiro atua na Região Imediata de Sousa. A partir de nossos contextos locais, desenvolvemos conteúdos educativos, entrevistas e materiais digitais que ajudam professores e estudantes a entenderem como a cultura funciona na prática, como ela é pensada, financiada, preservada e ensinada.
Acreditamos que, desde cedo, os alunos podem conhecer as possibilidades de atuar na cultura como profissionais, cidadãos e criadores. E que os professores merecem apoio e conteúdo para incorporar essa dimensão tão essencial da vida brasileira em sala de aula.